quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOSSA BIBLIOTECA UM LUGAR ESPECIAL



"ESTAS DUAS SUPER PROFISSIONAIS MUDARAM A CARA DA BIBLIOTECA:

HOJE PODEMOS DIZER COM SATISFAÇÃO QUE ESTE É UM LUGAR ESPECIAL DA ESCOLA"
ROSE CAMPOS ROSA - BIBLIOTECÁRIA DO TURNO VESPERTINO


CLAUDINÉIA P. DE ABREU - BIBLIOTECÁRIA DO TURNO MATUTINO



1-Quem são elas?

ROSE -é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Gestão de Arquivos e Documentos Eletrônicos, pelas Faculdades Ávila(COC) e está há 5 meses na Rede.

CLAUDINÉIA -é Bacharel em Biblioteconomia e está na rede há 5 anos.

2- Como é a rotina de trabalho na Biblioteca?

ROSE: -Na Biblioteca temos como principal objetivo despertar o interesse pela leitura dos alunos, funcionários, pais e comunidade em geral. Os alunos visitam a biblioteca semanalmente, em horários pré estabelecidos para cada turma. Trabalhamos com eles os temas educativos de cada mês através de nosso mural e também pela exposição desses materiais aos nossos usuários. Durante o mes de Agosto o tema exposto é FOLCLORE.

CLAUDINÉIA:-Aqui na escola trabalhamos com incentivo a leitura e formação de leitores. Minha rotina é atrair os alunos,professores e funcionários, sempre trazendo e divulgando coisas novas relativas a literatura e outras fontes de informação,recebendo sugestões sobre as reais necessidades de nossos usuários, desenvolvendo e participando de projetos de incentivo a leitura na escola e também incentivando este hábito através dos empréstimos domiciliares.

3-Como é o trabalho com os alunos e o que é possível observar na espectativa deles em relação a biblioteca?

ROSE:Longe de ser um depósito de livros e de outros materiais, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como um mero apêndice das unidades escolares.Juntamente com a comunidade escolar a biblioteca é capaz de proporcionar a seu público uma convivência harmoniosa com o mundo das idéias e da informação.
Apesar de pouco tempo que trabalho aqui percebo como é gratificante trabalhar com crianças que antes não possuiam acesso a essas informações pois a biblioteca só funcionava no período matutino. O prazer que elas sentem vindo à biblioteca e entrando em contato com o mundo da leitura fortalece ainda mais o nosso trabalho.
CLAUDINÉIA:O trabalho aqui é bastante gratificante e ao contrário do que se pode pensar, o retorno é rápido. Através da leitura eles tem lições de cidadania e ética, aprendem o valor e a importância do bem público de uso coletivo, (nesse caso o livro), em suas vidas. E também a importancia de preservá-lo. Os alunos são bastante receptivos a tudo que é proposto pela biblioteca, gostam e contribuem com a formação do acervo e também do espaço em si.

4- Agora uma sugestão para os professores de um material da biblioteca para ser trabalhado em sala :
ROSE:Indico a seleção de DVDs integrantes da Enciclopédia Barsa que possui os seguintes temas:Fatos marcantes no Brasil e no mundo;Os dias que abalaram o mundo (I e II). E a coleção Patrimônio da humanidade. Através desse material é possível que o professor se despreenda um pouco do livro didático, e possa levar aos alunos, principalmente do 4º e 5º ano, uma divesidade de informações que vão além da sala de aula.
CLAUDINÉIA:A minha sugestão é para o mes de agosto, mes do foclore, o livro A mulher que falava para-choques de Marcelo Duarte. Trata de forma bem divertida as frases de para-choques de caminhões que são elementos bem interessantes do folclore brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário